Se você chegou pelo Santos Dumont, chegou bem no Centro do Rio de Janeiro. Está a 10km de Copacabana, 15km do Leblon e 5 km de Santa Tereza.
Todos os vôos que chegam aqui passam por cima da cidade e, dependendo do vento na hora do pouso podem oferecer, aos passageiros, vistas incríveis. Com sorte, se você sentou na janela certa pode apreciar o visual.
A pista do Aeroporto foi construída em 1934, sobre aterro, dentro da Baía de Guanabara.
Hoje, pousam e decolam do Aeroporto vôos entre cidades do Estado do Rio e de algumas cidades dos principais estados do Brasil. A grande maioria dos vôos nacionais e todos os vôos internacionais pousam no RIOgaleão.
Se você vem pro Rio de avião pelo Santos Dumont, escolha a janela da esquerda de quem entra no avião. Se der sorte e, dependendo do sentido do vento, na hora do pouso, seu avião passa por cima de Botafogo e bem ao lado do Pão de Açúcar. É uma vista e tanto.
DO AEROPORTO AO HOTEL.
Se você não for alugar um carro, a melhor maneira de sair do Aeroporto é de taxi.
TAXI CREDENCIADO ESPECIAL
No saguão, você vai encontrar uma cabine para contratar os Taxis Credenciados, ou Especiais. Ali, eles trabalham com tarifas fixas, por bairro, seguindo uma tabela que fica na cabine. As tarifas dos Táxis Especiais são, em geral, mais caras(80%) que as do Taxi Comum. E lá você também pode pagar a corrida pelo taxímetro.
Se você chegar entre 17:00h e 19:00h, pode pegar transito intenso e engarrafamentos e a tarifa fixa pode sair mais em conta que a corrida pelo taxímetro.
ATENÇÃO: Taxi com tarifa fixa só é permitido pela Prefeitura na Rodoviária, Aeroportos e no Porto do Rio. Em qualquer outro lugar, só aceite corridas de Táxi pelo taxímetro.
Veja todos os valores e horários de tarifas diferenciadas vigentes para os taxis convencionais e especiais nestas tabelas do site da Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro.
TAXI COMUM
No final do terminal, à direita da saída de desembarque forma uma fila para táxi comum.
São os taxis de cooperativa autorizados a trabalhar no Aeroporto.
Antes de viajar para o Rio, entre no Google Maps, trace o roteiro do aeroporto até seu destino e traga com você. Ao entrar no taxi diga, ao motorista, para onde vai e as principais ruas do trajeto por onde você quer que ele vá. Se você for para Copacabana, Ipanema ou Leblon, o Aterro do Flamengo é, sempre, o caminho mais rápido.
- Você pode, também, calcular o valor aproximado da corrida num calculador de tarifas.
-
Sempre anote o numero do taxi ou da placa e o telefone da Cooperativa, que devem estar impressos na lateral do carro. Se você esquecer algum pertence, pode localizar com mais facilidade.
ONIBUS PREMIUM, COM AR CONDICIONADO, PARA A ORLA DA ZONA SUL.
A linha 2018 Premium, que faz o trajeto RIOGaleão – Alvorada, passa no Santos Dumont. Eles partem do RIOgaleão a cada 30 min e, nos fins de semana, a cada 40min. Mas, dependendo do transito entre o Galeão e o Santos Dumont, essa freqüência pode variar e sua espera por ele pode ser grande. Se a fila de taxi estiver muito grande e a quantidade de taxis no ponto for pequena, pode compensar a espera.
O ônibus só vale se passar próximo ao local onde você vai se hospedar.
Marquei no Google Maps o Itinerario da linha Premium 2018. Para simplificar, privilegiei o trajeto do Centro para a Zona Sul, onde ficam a maioria dos Hotéis. Identifique no mapa o endereço do seu Hotel e veja se o ônibus passa em frente ou próximo a ele.
Em 2016 vamos ter mais uma opção de transfer, o VLT ou Veículo Leve sobre Trilhos, que vai passar no Santos Dumont fazendo a integração com o Metrô, no Centro do Rio.
RESUMO: Clique aqui, imprima e traga com você.