O que faz Copacabana ser tão especial?
Sua bela praia com a larga faixa de areias claras e finas?
O calçadão com as ondas do mar estilizadas desenhadas em pedras portuguesas, marca registrada do bairro?
O imponente prédio do Copacabana Palace, que já hospedou Presidentes, Reis, artistas internacionais e grandes personalidades?
Os eventos esportivos e culturais que acontecem todos os anos em palcos montados em suas areias?
A festa de Reveillon que reúne a cada ano milhões de pessoas de todo o mundo?
Copacabana é tudo isso e muito mais.
Copacabana é um bairro vibrante. E aqui vai uma curiosidade, se não é o bairro mais populoso do Rio de Janeiro, é o que concentra o maior número de pessoas por metro quadrado – são mais de três. Junte-se a elas outras tantas que trabalham por lá e temos um bairro movimentadíssimo.
Comer em Copacabana: opções para todos os gostos e bolsos.
Copacabana tem muito a oferecer, seu comércio se concentra, praticamente, em duas das principais ruas do Bairro: a Av. Nossa Senhora de Copacabana e a Rua Barata Ribeiro ambas, paralelas à orla, formando um grande shopping ao ar livre.
É possível, também, encontrar uma grande quantidade de restaurantes, churrascarias, pizzarias, padarias e supermercados.
Para os turistas do exterior as grandes estrelas são os restaurantes que vendem comida por quilo, onde você escolhe o que quer comer em um grande balcão e paga apenas o que colocar no prato, e os rodízios de carnes ou de pizza, onde você come tudo que conseguir.
10 opções de rodízio e de Buffet de comida a quilo em Copacabana,
Aqui estão as principais, melhores, churrascarias rodízio do bairro e outras boas opções, mais baratas, de Buffet por quilo com churrasco.
Frutas frescas que dão bons sucos!
Uma das coisas mais tradicionais do Rio, são as casas de suco de frutas natural. Nada mais saudável para quem quer manter o corpo em forma e curtir a praia. Em, praticamente, cada quarteirão de Copacabana você vai encontrar uma lanchonete com sucos de frutas.
Os balcões exibem uma enorme variedade de frutas frescas. Os sucos e vitaminas, feitos na hora, e os sanduíches naturais são muito consumidos por moradores e visitantes.
Uma das mais conhecidas é a BIBI Sucos. Tem uma enorme variedade de sucos de frutas naturais que podem ser acompanhados por outra variedade de complementos como quinoa, água de coco, leite de amêndoas, guaraná em pó e outros…
Copacabana. A praia.
Para entender Copacabana é preciso viver Copacabana. É preciso vir ver Copacabana. Sentir o clima do lugar.
O visual encanta: a praia, os prédios e as montanhas em volta. O Pão de Açúcar de um lado e o Morro dos Dois Irmãos do outro.
Embora a praia fique num bairro bastante movimentado, o clima na orla te convida a, caminhar ou pedalar pela ciclovia da Avenida Atlântica, como fazem todos os dias centenas de pessoas ou, simplesmente relaxar, sentar na areia e curtir o mar.
O trânsito na orla de Copacabana.
Nos domingos e feriados uma das pistas da Avenida vira área de lazer e fica fechada para o trânsito de carros, até as 18:00h e , e de segunda a sexta pela manhã(das 06:00h até as 10:00h), em ambas as pistas, o transito de carros é feito em apenas um sentido( sentido Centro da Cidade). Portanto, os ônibus e táxis que chegam a Copacabana não podem trafegar pela orla nestes dias e horários.
Copacabana do Posto 1 ao Posto 6.
Como em toda orla do Rio, os pouco mais de 4 quilômetros de extensão da praia de Copacabana tem seis postos de salvamento.
São construções padronizadas com banheiro aberto ao público, por um valor simbólico. Nestes postos ficam os nadadores do Corpo de Bombeiros. Eles contam com a ajuda de barcos e um helicóptero para buscas e salvamentos.
A numeração dos postos caiu na linguagem popular e o bairro ficou dividido em setores. Do Posto 1 ao Posto 6. Veja
Feira de Artezanato da Praça do Lido.
Todos os finais de semana e feriados, artesãos montam suas barracas na Praça do Lido, no Posto 2 da Praia de Copacabana. Embora seja menor do que a famosa feira de Ipanema ela tem uma boa variedade de itens.
São t-shirts com imagens do Rio, camisas de times para crianças, miniaturas do Cristo Redentor e muitas outras peças de arezanato local. Pra quem quer levar uma lembrança da visita ao Rio, vale a pena conhecer.
Peixe fresco todo dia.
No posto 6, por exemplo, está instalada uma centenária colônia de pescadores.
Ali todas as manhãs chegam barcos com os pescados que vão abastecer inúmeros restaurantes do bairro e atender aos moradores e turistas na peixaria local.
Este é o trecho mais arborizado e bucólico da orla.
Forte de Copacabana.
Outro ponto que também fica no Posto 6 e não pode ficar de fora do seu roteiro é o Forte de Copacabana.
Além do Museu Histórico do Exército, o local tem duas salas com exposições temporárias. Veja aqui o mapa do Forte.
Você também pode visitar a Fortificação sob a Cúpula dos Canhões, ver como moravam os oficiais e como era a operação por dentro da casamata.
Dentro do Forte é servido o mais concorridos café da manhã da cidade.
O Café do Forte é a filial da tradicional Confeitaria Colombo, um patrimônio do Rio, que se mantém original e conservada, no Centro do Rio, desde 1894. Para se ter uma idéia, nos fins de semana e feriados, a fila começa a se formar uma hora antes da abertura.
Todos querem conseguir um lugar nas mesas que ficam próximas a mureta com vista para a praia.
Tomar um café da manhã tradicional com uma vista privilegiada da Praia de Copacabana, vale qualquer esforço.
Veja no mapa onde ficam os locais indicados aqui.
No próximo post: Saiba mais sobre linhas de ônibus, o Metrô e onde se hospedar em Copacabana.
INICIO
Keep up the outstanding work !! Lovin’ it!|
Thanks Dan. I’m doing the best I can to gather the greatest number of information in each post which can help visitors know better enjoy my city. Hugs.
I know this website gives quality posts and extra data, is there any other website which provides these kinds of things in quality?|
I don’t Know Marc, but I’m doing the best I can to gather the greatest number of information in each post which can help visitors know better enjoy my city. Hugs.
Write more, thats all I have to say. Literally, it seems just like you relied on the recording to produce your point.
You definitely know what youre speaking about, why discard your intelligence on just posting videos for your weblog when you may be giving
us something informative to read through?
I’m really impressed along with your writing skills and also with the layout on the blog.
Could this be a paid theme or have you customize it yourself?
Anyway continue the nice quality writing, it is actually rare to
discover a nice blog similar to this one these days.
Thanks Alex.
Customized by myself.
Hug.
What’s up, just wanted to say, I enjoyed this post.
It was actually funny. Carry on posting!
Very nice post. I just found your weblog and wished to bring up that
I’ve really enjoyed browsing your blog posts. Whatever the case I will
be subscribing with your feed and I really hope you write again immediately!