Uma mistura de limão, açúcar, cachaça e gelo picado. Tudo muito simples e fácil de fazer, mas muito refrescante e saborosa.
Clique na primeira foto e acompanhe o passo a passo da receita.Ingredientes:
- 1 limão grande.
- 2 ou 3 colheres de sopa de açúcar.
- Gelo picado.
- 1 dose (88ml) de cachaça.
Caipirinha uma bebida tipicamente brasileira.
Por ser simples, a qualidade dos ingredientes é fundamental. Quase todos os bares e restaurantes tem a caipirinha em seu cardápio pois, ela é muito procurada.
Como a concentração alcoólica na caipirinha é grande, é a proporção dos ingredientes na mistura que vai definir se o resultado final será do seu agrado.
Para equilibrar a mistura comece escolhendo limões grandes e com bastante caldo. Dica: Quando escolher os limões prefira aqueles com a casca mais lisa e brilhante, isso indica que a casca é mais fina e ele tem mais caldo. Caso só consiga limões pequenos, você pode espremer outros e adicionar o suco no preparo.
A proporção de açúcar também é importante. Em geral, são duas ou três colheres de sopa rasas de açúcar, para compensar a acidez do limão, mas você pode reduzir se preferir.
O gelo picado acrescenta água na mistura o que dá mais equilíbrio a ela. Para definir a quantidade de cachaça use o medidor (aquela tampinha) da coqueteleira.
Existem variações que também agradam bastante. Você pode substituir a cachaça por Vodka e fazer uma Caipiroska ou substituir por Saquê e fazer uma Caipisaquê ou então uma Caipiríssima usando Rum.
As Caipifrutas também são outra boa pedida. Substitua o limão por outras frutas. Dê preferencias para as cítricas, como abacaxi, maracujá, kiwi, tangerina ou morango.
Dito isso, agora é só escolher a sua preferida, fazer e saborear.
Veja também:
Nenhuma bebida representa melhor o espírito informal do carioca que a caipirinha. No bar, no churrasco com a galera, no almoço em família, na balada, ela é uma excelente pedida em qualquer situação. Para mim, nada combina mais com caipirinha que uma suculenta feijoada. Em nome dessa combinação perfeita, sugiro que a próxima receita apresentada neste blog seja a da nossa carioquíssima, e já nacionalíssima, feijoada.
Anotada a sugestão e já em produção.
Show