São muitas as histórias de amor entre visitantes e o Rio de Janeiro. Vários acabaram adotando a cidade e passaram a viver por aqui. Um deles foi um chileno que resolveu marcar sua presença com uma obra. A Escadaria Selarón.
Uma obra de arte, que é uma declaração de amor ao Brasil e ao Rio de Janeiro.
Ninguém melhor para descrever seu trabalho do que o próprio autor, o pintor chileno Jorge Selarón.
“Esta obra de arte começou no ano de 1990, como uma grande homenagem minha ao povo brasileiro, usando as cores da bandeira do Brasil, verde-azul-amarelo.”
Ele começou recuperando a escadaria que passava na frente de casa. São 215 degraus. O trabalho virou quase uma obsessão, passou para os muros das casas em volta da escadaria.
Comprou azulejos antigos importados, ganhou tantos outros e no final, aplicou mais de 2.000 azulejos diferentes de 46 países do mundo.
Como não havia espaço para mais nada, resolveu ir trocando os azulejos. A escadaria passou a ser uma obra de arte viva, mutante.
“Só acabarei este sonho louco e inédito no último dia da minha vida.”
Em janeiro de 2013, o pintor chileno foi assassinado, aos 65 anos, nos degraus, em frente a casa onde morou por mais de 30 anos.
A escadaria, tombada pela Prefeitura do Rio de Janeiro
Vale a pena visitar. Preste atenção nos detalhes, você vai descobrir coisas muito interessantes. Tente descobrir de onde vieram alguns azulejos. O único problema é que para chegar até a escadaria, é preciso passar por uma rua que frequentemente está suja e mal frequentada. Mas, o local está sempre muito frequentado e com muitos turistas de vários lugares do mundo. Meu conselho: como em qualquer viagem a qualquer país, procure não chamar atenção, tanto nas roupas como no porte de objetos de valor. No mais, aproveite, que o lugar vale a pena.
ONDE FICA E COMO CHEGAR LÁ?
A escadaria fica na Lapa. Na rua Manuel Carneiro. É uma das subidas para o bairro de Santa Tereza. A melhor forma de chegar é de Metro. A escadaria fica 600 metros da estação Cinelândia.
Se você estiver próximo a uma estação do Metrô, compre seus bilhetes de ida e volta, embarque em um trem da linha 1(trem com luz lateral vermelha), desça na estação Cinelândia. Para sair da plataforma, siga as placas que indicam a SAÍDA D -Passeio.
Ao sair da estação siga em frente. Veja o trajeto no mapa marcado em VERMELHO.
Entre na Rua que fica ao lado da Sala Cecília Meireles, a melhor sala de concertos do Rio. Você vai encontrar a escadaria no final da rua.
Na saída vale conhecer os Arcos da Lapa, que fica a 350 metros dali.
He didn’t die! He was murdered. They put his head on fire in front of his house. The story of Selaron is completely told in his movie called “Selaron -The Movie” you can find it on YouTube.